A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

 

EDUCAÇÃO, A  

Jornal. -Órgão do Externato Pilarense ", publicado em Pilar a partir de 04/12/1891. Impresso na Tipografia da Sociedade Fraternidade e Instrução dos Caxeiros do Pilar. Acredita-se que ainda circulava em 1922.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

EDVAL GAIA nome parlamentar de Edival Vieira Gaia Filho  

 (Palmeira dos Índios - AL 18/05/1963 ). Deputado Estadual. Filho de Edival Vieira Gaia e de Maria Salete Soares Gaia. Ensino primário no Colégio Estadual Humberto Mendes, Palmeira dos Índios. Supletivo no Centro Supletivo de Palmeira dos Índios. Graduação em Direito, CESMAC. Eleito Deputado Estadual pelo PSDB, em 2014, na coligação UM NOVO JEITO DE FAZER (PSDB / PRB). Está em seu terceiro mandato consecutivo. Foi diretor administrativo da CEAL (hoje Eletrobrás Alagoas) e vice-prefeito de Palmeira dos Índios.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELBA, O  

Jornal. "Periódico comercial, literário e noticioso ", publicado em Maragogi. Surge em 03/04/1887 , sob a direção de J.W. Barros


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELEITOR, O  

Jornal. Publicado em 1884 em Passo de Camaragibe, com o fim especial de advogar a candidatura de Messias de Gusmão à Assembleia Geral, pelo 2º Distrito. Editor proprietário: Saturnino de Souza. Saíram apenas cinco números. Impresso em tipografia própria, a mesmo de O Camaragibe.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELFES, Alberto  

(Maceió - AL 1954). Escritor, cientista, engenheiro eletrônico. Graduado em Engenharia Eletrônica no ITA (1975). Mestrado em Ciências da Computação, ITA (1980). Doutorado em Electrical And Computer Engineering na CMU, Estados Unidos (1989). Pós-Doutorado na Universidade de Ulm (2001). Auxiliar de ensino e professor assistente no ITA (1976-80 e 1980-82, respectivamente). Pesquisador associado da CMU, Estados Unidos (1987-88). Cientista da IBM (1989-93). Pesquisador Sênior da Jet Propulsion Lab (desde 2001), justamente a unidade responsável pelas missões nãotripuladas da agência espacial americana. Principal Cientista Pesquisador Senior no Laboratório de Sistemas Autônomos (ASL) da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO), organização nacional de pesquisa da Austrália. Tem mais de 150 Artigos em periódicos internacionais, conferências e livros, e tem lecionado na América do Norte, Europa, Brasil e Japão. Obras: Arcabouços de Grades de Ocupação e Grades de Inferência, que são abordagens baseadas em treliças aleatórias para percepção, mapeamento, navegação e controle de robôs autônomos e que foram amplamente adotadas pela comunidade robótica, desde agosto de 2011. Artigos em periódicos: Educação a Distância em Robótica e Visão Computacional, juntamente com L. R. Queiroz, M. Bergerman, R. C. Machado, S. S. Bueno, in Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SC, 1998, v. 3, p. 17-26. Project AURORA: Development of an Autonomous Unmanned Remote Monitoring Robotic Airship, juntamente com S. S. Bueno, M. Bergerman, J. J. G. Ramos, S. B. V. Gomes, in Journal of the Brazilian Computer Society, Campinas, SP, 1998, v. 3, n. 4, p. 70-78. Produtos tecnológios: Dirigível Robótico Nãotripulado, juntamente com S. S. Bueno, M. Bergerman, J. J. G. Ramos, E. C. Paiva, 2000. Trabalhos publicados em Anais de Congressos.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELIANA MARIA nome literário de Eliana Maria Coimbra Peixoto  

(Maceió AL 1967) Escritora, odontóloga, educadora preventiva em odontiologia. Cresceu no Pilar. Graduada em Odontologia. Especialista em Saúde Pública. Obra: Upiara, que integra a coleção Coco de Roda, Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2011 (Concurso do I Edital de Livros Infantis, CEPAL), com ilustrações do Estúdio Alba; A Sertaneja e o Imperador,Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2014, ilustrado por Cristiano Suarez,obra vencedora do concurso literário do III Edital de Livros Infantil 2013, realizado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELIAS, Juliana Lopes  

(AL?). Obra:Índios do Nordeste: Temas e Problemas 2, Maceió: EDUFAL, (juntamente com Luiz Sávio de Almeida e Marcos Galindo).


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELOY, Alba Maria Xavier  

(Recife - PE). Escritora, professora, farmacêutica, bioquímica. Artigo em periódico: Hepatitis B Virus in The State of Alagoas, Brazil: Genotypes Characterization and Mutations of The Precore and Basal Core Promoter Regions, juntamente com Regina Célia Moreira, Marcílio Figueiredo Lemos, Jéfferson Luis de Almeida Silva, Maria Rosângela Cunha Duarte Coêlh, in The Brazilian Journal of Infectious Diseases, 2013 Nov-Dec;17(6):704-6. doi: 10.1016/j.bjid.2013.03.011. Epub 2013 Sep.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

ELY MURICI também conhecido como O Vaqueiro Forrozeiro  

 (Murici - AL ). Cantor, sanfoneiro. Discografia: CD ELY MURICI Vol. 6, Produção Independente.


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

EMANCIPAÇÃO DE PERNAMBUCO  

-Convindo muito ao bem regimen deste Reino do Brasil e à prosperidade a que me proponho elevá-lo, que a Província das Alagoas ( * ) seja desmembrada da Capitania de Pernambuco e tenha um governo próprio, que desveladamente se empregue na aplicação dos meios mais convenientes para dela se conseguirem as vantagens que o seu território e situação podem oferecer em benefício geral do Estado, e em particular dos seus habitantes, e da minha real fazenda; Sou servido isentá-la absolutamente da sujeição, em que até agora esteve do governo de Pernambuco, erigindo-a em capitania, com um governo independente, que a reja na forma praticada nas mais capitanias independentes, com faculdade de conceder sesmarias, segundo as minhas reais ordens, dando conta de tudo diretamente pela secretaria de Estado competente; e atendendo às boas qualidades e mais parte, que concorrem na pessoa de Sebastião Francisco de Mello, hei por bem nomeá-lo governador dela, para servir por tempo de três anos, e o mais que decorrer enquanto não lhe der sucessor. Palácio do Rio de Janeiro, em 16 de setembro de 1817. Com a rubrica de S. Majestade ( D. João VI ) "( *) Jayme de Altavila, em sua obra História da Civilização das Alagoas, alerta para o fato de "Por um inexplicável lapso, no decreto real de 16 de setembro de 1817, vem grafado Província das Alagoas, em lugar de COMARCA DAS ALAGOAS. ". Acreditam alguns historiadores que o desligamento político das Alagoas, de Pernambuco, deu-se mais pelo fator econômico e não, como obra de agraciamento. Já em 1730, Duarte Sodré Pereira, -governador de Pernambuco, ao sugerir a El-Rei a extinção da capitania da Paraíba, caída em visível decadência, fazia sobressair a prosperidade das Alagoas, com 47 engenhos de açúcar, 10 freguesias e uma renda anual de 3:800$000 em dízimos para o erário real. Em 1817, Alagoas, simples comarca, contava oito vilas e sua população seria de cerca de 100 mil habitantes. Eclesiasticamente estava dividida em dez freguesias. A sua indústria açucareira contava com cerca de duzentos engenhos. A vida agrícola prosperava, pois, além da cana de açúcar, contava com a cultura do algodão, do fumo, da mandioca e de vários cereais. Explorava-se a riqueza vegetal -- em madeiras de construção civil e naval, em plantas resinosas e tinturarias, oleoginosas e têxteis. Explorava-se, ainda, a pecuária. O comércio era próspero. Em janeiro de 1817 já se manifestara a câmara da vila de Maceió pela emancipação da Comarca.-


Para alteração no verbete, faça uma solicitação pelo formulário abaixo:

:



:
 

1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9